— O texto está pronto. Em novembro o Grupo Técnico Tripartite (que envolve governo, indústria e trabalhadores e está elaborando o texto final da NR) vai se reunir para discutir detalhes. E em março será realizada a primeira reunião da Comissão Tripartite Paritária Permanente (CTPP) do governo”, disse. “Acredito que aí eles decidirão pela publicação — afirmou o executivo após participar do Congresso Nacional da Indústria da Carne, promovido pelo Informa Group.
Segundo Perlatto, o ponto mais polêmico da nova NR – com 35 itens, englobando 15 temas – é o que determina pausas obrigatórias dos trabalhadores para evitar lesões por esforço repetitivo (LER) ou outros males. A nova NR quer definir um tempo total de 60 minutos, variando entre três e seis paradas.
— A indústria de bovinos e suínos já faz pausas de 30 minutos. Com a nova medida, teremos um aumento de custo de 50% — disse o executivo da JBS.
Ele acredita que algumas regras terão prazo para ajuste, mas a maioria deverá ser aplicada imediatamente após a publicação.
— No geral, acho que a nova NR é positiva, porque teremos clareza do que devemos seguir — declarou o executivo.