Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Nova tecnologia deve intensificar controle de agrotóxicos em alimentos no Brasil

Equipamento consegue identificar novos princípios ativos presentes em compostos desconhecidosNa próxima sexta, dia 2, o Laboratório Nacional Agropecuário de Minas Gerais (Lanagro/MG), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), receberá o moderno espectrômetro de massas Time of Flight (TOF), do modelo Synapt HDMS, capaz de detectar nos alimentos resíduos de substâncias com entrada controlada na União Europeia, trazendo maior confiabilidade e segurança à exportação brasileira nesse setor.

O equipamento, que custou 557 mil euros, foi adquirido por meio do Projeto de Apoio à Inserção Internacional de Pequenas e Médias Empresas Brasileiras (PAIIPME), co-financiado pela União Europeia (UE) e executado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). Esse é o maior projeto da UE na América Latina.

? O diferencial deste espectrômetro de massa é a capacidade de identificar também novos princípios ativos presentes em compostos ainda não conhecidos, em geral, resultantes da grande versatilidade da indústria de agrotóxicos em desenvolver novas formulações ? afirma Patrícia Vicentini, diretora do PAIIPME.

Patrícia destaca, ainda, que fornecer serviços confiáveis é fundamental para o crescimento das pequenas e médias empresas do setor.

? A modernização nesse sistema de controle garante que o Brasil tenha resultados cada vez melhores diante das periódicas auditorias realizadas pelas autoridades sanitárias europeias ? afirma a especialista.

O novo equipamento está a serviço do Plano Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes (PNCRC) do ministério, que conta com a Rede Oficial de Laboratórios Agropecuários, da qual faz parte o Lanagro/MG.

De acordo com Angelo Mauricio, fiscal federal agropecuário do ministério e responsável pela área laboratorial de resíduos e contaminantes em alimentos, o espectrômetro de massas instalado nesse Laboratório beneficiará especialmente produtores de frutas e de produtos de origem vegetal.

Sair da versão mobile