Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Nova tecnologia qualifica produção de leite no Rio Grande do Sul

Coleta eletrônica garante a qualidade do alimentoUma nova tecnologia para coleta de leite pode qualificar a produção de leite na região norte do Rio Grande do Sul. No dia 1º de julho, entrou em vigor nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul, a Instrução Normativa que tem como objetivo dar mais qualidade ao leite, equiparando as exigências a padrões europeus.

Antes, as amostras eram retiradas manualmente, o que poderia comprometer as análises. Atualmente, os produtores das cooperativas da cidade de Erechim (RS) contam com amostras eletrônicas, o que possibilita resultados mais precisos. 

? A expectativa é de que com a utilização do equipamento a gente consiga fazer uma diferenciação importante entre um produtor e outro. Acabamos fornecendo uma ferramenta para as cooperativas e para as empresas que vão poder diferenciar o produto e o preço ? afirma o professor de Engenharia Agrícola, Sergio Mosele.

Para realizar a coleta eletrônica por um ano, foram investidos R$ 100 mil, e cerca de 2,5 mil litros de leite por mês serão avaliados na região do Alto Uruguai (RS).

Com a estratégia, o resultado da boa higiene e da qualidade do leite será sentido no bolso do produtor.

? Nós pagamos mais pela qualidade do leite, fazendo com que o produtor agregue valor a sua propriedade e fique adequado a normativa 51. Isso interfere diretamente na possibilidade de realizarmos exportações ? explica Edson Luis Serena,presidente de uma cooperativa das cooperativas de Erechim.

Sair da versão mobile