Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Novatos do Bocal de Ouro acumulam títulos de morfologia

Conheça Viragro Rio Bravo, o cavalo com a maior pontuação entre os animais inéditos na disputaO Bocal de Ouro é o melhor momento para conhecer novas estrelas da raça Crioula. A competição reúne os animais estreantes nas provas funcionais da raça, que se destacaram durante as provas credenciadoras. Este ano o ranking da final do Bocal de Ouro mostra que animais bonitos podem chegar na frente. Entre os melhores pontuados, cavalos que acumulam títulos em competições morfológicas. 

Com 21.580 pontos conquistados na credenciadora de Arambaré (RS), o primeiro colocado do ranking do Bocal de Ouro entre os machos é o garanhão de pelagem zaina Viragro Rio Bravo. Apesar de ser um estreante nas provas funcionais, o cavalo de sete anos não pode ser considerado um novato. Rio Bravo tem no currículo um vasto histórico de premiações nas competições de morfologia. Com traços raciais bonitos e bem definidos, o cavalo já conquistou 5 títulos de grande campeão em exposições da raça Crioula, entre eles o da Expointer em 2010, e foi o terceiro melhor macho da ExpoFICCC 2012, realizada em Montevidéu, no Uruguai.

Os resultados conquistados por Rio Bravo não surpreendem o administrador da Viragro Agropecuária, Gilberto Loureiro de Souza.

– Eu tinha grande expectativa porque acompanhava a doma e vi aparecer consistência morfológica e funcional. O trabalho que tem sido feito é no sentido de adequar a morfologia ao desempenho funcional, sem perder as características do padrão racial. – diz Souza.

Ele conta que o cavalo representa a continuidade de uma genealogia que já deu grandes alegrias à cabanha. No passado, a mãe Capella La Pataya venceu o Bocal de Ouro. E o pai do garanhão, Rio Tinto, foi grande campeão de morfologia na Expointer e conquistou  o 4º lugar no Freio de Ouro.

Apesar da pontuação expressiva que colocou Rio Bravo no primeiro lugar do ranking do Bocal de Ouro, Souza prefere não fazer apostas para a final. Ele diz que a prova é muito complexa porque os animais têm muita qualidade, mas tem esperança.

– Eu acredito que o Rio Bravo é um dos cavalos que têm chance de levar o Bocal.

A Viragro Agropecuária tem tradição de vitórias em provas funcionais. Já conquistou dois Freios de Prata – com Bárbara da Capela e Capella La Rienda – e um Freio de Bronze – com Capella La Rienda. Os prêmios são frutos de um trabalho, que segundo o administrador é fortalecido pela doma.

-A doma avança lentamente durante dois anos a dois anos e meio. Quando ela é consolidada, o cavalo está apto a ser exigido funcionalmente.

Souza diz que a base da doma é a submissão, pois o cavalo tem que aprender a respeitar o ginete.

– O cavalo só aguenta o improviso das provas funcionais quando é submetido a uma doma adequada.

Os oito primeiros colocados – quatro fêmeas e quatro machos –  na final do Bocal de Ouro, que ocorre entre os dias 17 e 20 de abril, em Esteio, Rio Grande do Sul, terão vaga garantida na final do Freio de Ouro, marcado para o dia 31 de agosto, na Expointer. O Canal Rural transmite o evento ao vivo, no domingo (20/04), a partir das 9h.

Sair da versão mobile