Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Nove abatedouros clandestinos são fechados em Mato Grosso

Medida foi adotada após fiscalização realizada pela Promotoria de Justiça, Vigilância Sanitária e Polícia CivilApós intervenção do Ministério Público Estadual de Mato Grosso (MPE), nove abatedouros clandestinos dos municípios de Porto Alegre do Norte, Confresa e Canabrava do Norte foram interditados por não oferecerem condições adequadas de higiene para funcionamento.

Os municípios estão localizados na microrregião do Norte do Araguaia (927 km ao nordeste de Cuiabá). A medida foi adotada após fiscalização realizada pela Promotoria de Justiça da Comarca de Porto Alegre do Norte, Vigilância Sanitária e Polícia Civil.

Segundo o promotor Leonardo Moraes Gonçalves, os abates, acondicionamento e transporte da carne bovina para os estabelecimentos comerciais dos três municípios estavam sendo realizados em péssimas condições.

? Além de requerermos a interdição, também encaminhamos ofício para a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Regional de Vila Rica, com o intuito de fiscalizar os referidos abatedouros ? defendeu.

Gonçalves afirmou que o Ministério Público também instaurou inquéritos civis para apurar as irregularidades. Nos próximos dias, será realizada uma audiência pública em Porto Alegre do Norte para discutir as possibilidades legais para a regularização do fornecimento de carne bovina aos estabelecimentos comerciais.

? A interdição dos abatedouros gerou uma mobilização entre os poderes Executivo, Legislativo e população em geral para a solução do problema. Estamos verificando a possibilidade de assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta para resolvermos essa situação ? explicou.

O Ministério Público trabalha com duas alternativas para solucionar o problema. A primeira opção seria a concessão de espaço para a construção de abatedouro em Porto Alegre do Norte, que seria regularizado pelo município. A segunda opção seria o término da construção de um abatedouro, já licenciado, no município de Confresa.

Sair da versão mobile