Novembro será mês de vacinação contra aftosa em 18 Estados e no Distrito Federal

Pecuaristas das outras unidades da federação já vacinaram rebanhoBovinos e bubalinos do Distrito Federal e de 18 Estados brasileiros começam a ser vacinados contra a febre aftosa em novembro. De 1º a 30 do próximo mês a campanha ocorre em Rondônia, no Amapá, Acre, em Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, no Amazonas, Espírito Santo, Maranhão, Paraná, em Minas Gerais, na Bahia, no Piauí, Pará, Rio de Janeiro, em São Paulo, Sergipe e Tocantins. Só em 10 Estados mais de 75 milhões de bovídeos devem ser imunizados. Nas outras unidades da federação, a segunda etapa oco

Em Rondônia, no Amapá e em Mato Grosso do Sul a campanha já começou. O coordenador-geral de Combate às Doenças do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Guilherme Marques, recomenda aos criadores atenção às condições da vacina.

? Para ter bovinos efetivamente imunes há que ter cuidados na conservação, no transporte e na aplicação da vacina. É importante que as vacinas sejam acondicionadas em caixas de isopor, com gelo suficiente para manter a temperatura de dois a oito graus, até o momento do uso ? explicou.

Após os cuidados com o manuseio das vacinas e imunização do rebanho, os pecuaristas têm prazo de até 15 dias, que pode variar de acordo com o Estado, para declarar o rebanho vacinado. A declaração pode ser feita nos escritórios locais das agências de defesa agropecuária estaduais. Caso não declare, o criador pode pagar multa em dinheiro, perder a Guia de Trânsito Animal (GTA), entre outras penalidades previstas pela legislação sanitária.