Nutrição do gado ganha destaque em feira de Goiás

Tecnoleite discute temas que podem ajudar no crescimento do setor lácteo do Estado no cenário nacionalO seminário Tecnoleite, em Morrinhos, Goiás, discute temas que podem ajudar na retomada do crescimento do setor lácteo do Estado no cenário nacional. No evento que termina nesta quinta, dia 10, a nutrição do gado leiteiro é um dos temas de destaque.

A Tecnoleite tem a participação 50 empresas goianas e de outros Estados com a mostra de serviço, produtos e máquinas. A movimentação maior dos produtores tem sido por conta das palestras que tratam de assuntos direcionados ao trabalho dentro da propriedade.

O seminário é o primeiro a ser realizado numa importante bacia leiteira do Estado. É um evento que, segundo os organizadores, é para discutir pontos que precisam ser corrigidos na cadeia leiteira de Goiás, que vem perdendo muito espaço no cenário nacional.

? A atividade foi envelhecendo, ou seja não renovou, não buscou novas tecnologias e nós caímos no ranking nacional. Nós já ocupamos o segundo lugar em termos de Brasil e hoje somos quinto lugar. Eu acredito que foi uma série de fatores. A nossa proposta é discutir esse fatores todos e voltar a crescer, voltar a fortalecer uma atividade que é muito importante para Goiás ? relata o presidente da Cooperativa Mista dos Produtores de Leite de Morrinhos (Complem), Joaquim Guilherme.

O tema nutrição é o destaque da Tecnoleite. O item, que chega pesar até 55% no custo de produção, está presente na maioria das palestras. O produtor reconhece que para melhorar preciso é receber mais assistência e fazer investimentos mais seguros.

? O grande impacto desse problema nutricional é na qualidade e na produtividade e que reflete no fim na rentabilidade do produtor. As vezes o produtor fica economizando com comida, em corrigir pastagem, mas na realidade ele está perdendo dinheiro ? conta o produtor de leite Sinar Dias.

O especialista em alimentação bovina, o veterinário Euler Rabelo, tratou de manejo nutricional do gado leiteiro. Alertou os produtores sobre as tentativas de melhorar o desempenho do rebanho sem usar a orientação técnica e classificou a gestão nutricional como uma prioridade absoluta. 

? É uma das principais preocupações que o produtor deve ter dentro da atividade é como os animais estão sendo nutridos. E o principal objetivo é buscar uma produção, um desempenho animal, máximo possível e tentar gastar o mínimo possível ? conta.