A Tecnoleite tem a participação 50 empresas goianas e de outros Estados com a mostra de serviço, produtos e máquinas. A movimentação maior dos produtores tem sido por conta das palestras que tratam de assuntos direcionados ao trabalho dentro da propriedade.
O seminário é o primeiro a ser realizado numa importante bacia leiteira do Estado. É um evento que, segundo os organizadores, é para discutir pontos que precisam ser corrigidos na cadeia leiteira de Goiás, que vem perdendo muito espaço no cenário nacional.
? A atividade foi envelhecendo, ou seja não renovou, não buscou novas tecnologias e nós caímos no ranking nacional. Nós já ocupamos o segundo lugar em termos de Brasil e hoje somos quinto lugar. Eu acredito que foi uma série de fatores. A nossa proposta é discutir esse fatores todos e voltar a crescer, voltar a fortalecer uma atividade que é muito importante para Goiás ? relata o presidente da Cooperativa Mista dos Produtores de Leite de Morrinhos (Complem), Joaquim Guilherme.
O tema nutrição é o destaque da Tecnoleite. O item, que chega pesar até 55% no custo de produção, está presente na maioria das palestras. O produtor reconhece que para melhorar preciso é receber mais assistência e fazer investimentos mais seguros.
? O grande impacto desse problema nutricional é na qualidade e na produtividade e que reflete no fim na rentabilidade do produtor. As vezes o produtor fica economizando com comida, em corrigir pastagem, mas na realidade ele está perdendo dinheiro ? conta o produtor de leite Sinar Dias.
O especialista em alimentação bovina, o veterinário Euler Rabelo, tratou de manejo nutricional do gado leiteiro. Alertou os produtores sobre as tentativas de melhorar o desempenho do rebanho sem usar a orientação técnica e classificou a gestão nutricional como uma prioridade absoluta.
? É uma das principais preocupações que o produtor deve ter dentro da atividade é como os animais estão sendo nutridos. E o principal objetivo é buscar uma produção, um desempenho animal, máximo possível e tentar gastar o mínimo possível ? conta.