Oferta limitada de suínos influencia na recuperação dos preços, acreditam produtores

Representantes de frigoríficos, por sua vez, atribuem reajustes à decisão de produtores de postergar as vendas na tentativa de obter melhores preçosProdutores de suínos consultados pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) afirmam que as altas verificadas em todas as regiões pesquisadas estão atreladas principalmente à oferta limitada de animais para abate, pois a demanda não teve aumento significativo. Representantes de frigoríficos, por sua vez, atribuem os reajustes à decisão de produtores de postergar as vendas na tentativa de obter melhores preços.

No cenário internacional, informações da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) apontam queda nas exportações de carne suína na terceira semana de maio. Nos últimos meses, os resultados também ficaram abaixo do esperado. O embargo imposto pela Ucrânia teve participação nesse saldo, mas a perspectiva é de retomada dos embarques aos ucranianos até junho e, para o segundo semestre, pode haver melhora das vendas para todos os países.

Segundo agentes do setor, ainda não é possível retomar a expectativa que se tinha de aumento das exportações em 2013 frente a 2012, mas já se considera, ao menos, estabilidade.