Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

OIE deve reconhecer oito Estados brasileiros como livres de aftosa

Pará, Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Piauí, Ceará, Paraíba e Maranhão podem receber a certificação internacionalA Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) deve conceder a oito Estados brasileiros o reconhecimento internacional de área livre de febre aftosa, durante a 82ª Assembleia Geral da entidade, que ocorrerá em Paris, de 28 a 30 de maio. Os Estados que serão contemplados com reconhecimento internacional de livre de febre aftosa são: Pará, Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Piauí, Ceará, Paraíba e Maranhão.

Com a certificação internacional a ser conferida pela OIE, o gado desses Estados vai se igualar sanitariamente aos bovinos dos Estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina. Com isso, somente os Estados do Amapá, Amazonas e Roraima ficarão de fora da lista da OIE. Santa Catarina é o único Estado com reconhecimento de área livre de aftosa sem vacinação.

Segundo o Ministério da Agricultura, com a ampliação da zona livre de aftosa, 99% do rebanho nacional de bovinos e bubalinos passam a ficar em regiões livres da doença com e sem vacinação. Na segunda etapa da campanha em 2013, foram vacinados mais de 146 milhões de animais, o equivalente a uma cobertura de 99,51% dos 146,8 milhões de animais incluídos na etapa. O rebanho total de bovinos e bubalinos à época era de 206 milhões de animais.

Na ocasião também será celebrado os 90 anos do Brasil como membro fundador da organização, informa a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), por meio de comunicado da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa).

• Acesse o Mapa da Febre Aftosa e acompanhe o status de seu Estado

Sair da versão mobile