OIE mantém status de risco insignificante para vaca louca no Brasil

Organismo internacional reconhece medidas adotadas pelo país no sistema de prevençãoO comitê científico da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) manteve nesta quinta-feira-feira (29) o status do Brasil de risco insignificante para a Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB) - doença neurodegenerativa que afeta o gado bovino. O Brasil detém o reconhecimento desde 2012.

• Saiba o que é e como surgiu o Mal da Vaca Louca

– Mesmo após o caso atípico da doença registrado no Mato Grosso as autoridades internacionais reconheceram o trabalho sanitário robusto desenvolvido no Brasil. Hoje foi reiterado que a situação ocorrida não representa risco à saúde pública – disse o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller.

Segundo Geller, a manutenção do status só foi possível graças ao trabalho desenvolvido por fiscais do Ministério da Agricultura e dos órgãos estaduais de defesa agropecuária.

O Brasil também obteve o certificado de país livre da peste dos pequenos ruminantes (como ovinos e caprinos), doença que causa febre e diarreia. De acordo com o diretor do Departamento de Saúde Animal do Mapa, Guilherme Marques, nunca houve o registro da enfermidade no país.

• Dr. Pecuária mostra as causas e sintomas do Mal da Vaca Louca