Entre os favoritos da Classificatória, está um mouro de seis anos que já disputou o Bocal de Ouro neste ano: Jotace Destaque do Trinta e Oito, da Cabanha do 38, de Arroio Teixeira (RS), credenciou-se em Guaíba com 18,773 pontos. No Bocal, o cavalo que será montado por Fábio Teixeira em Camaquã chegou na 12ª colocação.
Destaque terá a disputa de animais com ótimas médias nas credenciadoras. Quebracho do Itapevy, credenciado em Esteio com 19,517 pontos, é um colorado filho de Santa Elba Comediante, histórico cavalo crioulo brasileiro com sangue chileno.
Outro chileno puro sangue que pisará a pista de Camaquã é Tinajera Caldero, zaino negro sobrinho do garanhão chefe da Santa Edwiges, Tinajera Buen Abrigo. Caldero é pai de Morena Pampeano, premiada em diversas exposições morfológicas, como Campeã Potranca Maior e Reservada Grande Campeã Guaíba 2009. Em Camaquã, Caldero será montado por Jardel Pereira.
Entre as fêmeas, RZ Regalada da Carapuça é não apenas a fêmea com média mais alta entre as credenciadas, como também o animal com melhor média de todos os concorrentes em Camaquã. A colorada da Estância da Carapuça fez 19,647 pontos em Guaíba e será montada por Leandro dos Santos neste final de semana.
As provas de Camaquã ocorrem no Parque Dorval Ribeiro (Rua João Ferreira, 850). Esta será a oitava de doze etapas classificatórias. A nona será em Vacaria (RS) no final de semana seguinte.
Devido ao grande número de animais, a ABCCC destacou dois trios de jurados. No julgamento dos machos trabalharão Hermes Dourado Filho, Rouget Wrege e André Narciso Rosa. Já as fêmeas serão julgadas por Mário Móglia Suñé, Luiz Alberto Bastos e Vinicius Freitas.
O Canal Rural transmite a final da Classificatória ao vivo, para todo o Brasil, a partir das 9h de domingo.
Confira aqui o catálogo completo dos credenciados a Camaquã.
Programação da Classificatória de Camaquã
17 de Junho
7h30min – Exame de Admissão Classificatória
8h30min – Grandes Campeonatos Julgamento Morfológico Passaporte
14h30min – Julgamento Morfológico Classificatória
18 de Junho
9h – Andaduras/Figura/VSP-Esbarradas – Fêmeas
14h – Andaduras/Figura/VSP-Esbarradas – Machos
19 de Junho
9h – Mangueira – Fêmeas/Machos
14h – Prova de Campo – Fêmeas/Machos
20 de Junho
9h – Fase Final (Mangueira/Bayard-Sarmento/Prova Campo)
12h – Encerramento e entrega de Prêmios