Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

OMS tenta descobrir forma de trasmissão da gripe aviária na China

Ainda não há evidências de que o H7N9 pode ser transmitido entre humanosPesquisadores da Organização Mundial de Saúde (OMS) têm apenas uma compreensão limitada sobre a nova cepa do vírus de gripe aviária que já matou 27 pessoas e infectou mais de uma centena na China, afirmou uma equipe da organização, explicitando que é incerto como a doença se espalha e quão violento o surto pode se tornar.

A equipe, que foi para a China para estudar a cepa do H7N9, disse não ter encontrado nenhuma evidência de transmissão sustentada de humano para humano, o que poderia causar uma pandemia. A transmissão entre pessoas indicaria que o contágio é mais fácil. Mas os pesquisadores destacaram que ainda estudavam a possibilidade de transmissão limitada entre seres humanos, dada a presença de pequenos aglomerados de infecções.

– A mesma questão foi pesquisada pelos investigadores locais, bem como por nós mesmos, e eu acho que nós não sabemos a resposta – disse o diretor-geral adjunto para a segurança da saúde e meio ambiente da OMS, Keiji Fukuda. Ele acrescentou que a situação “segue complexa e difícil”.

– É praticamente impossível prever quantos casos mais poderiam aparecer – afirmou o executivo, acrescentando que “é importante reconhecer que, mesmo que a infecção se espalhe um pouco, isso não significa que as coisas estão fora de controle”.

A equipe da OMS, que foi convidada a visitar a China pelas autoridades nacionais de saúde, visitou as instalações médicas e locais de inspeção em Xangai, a localidade com mais casos. A maioria dos casos ocorreram no leste da China, embora as infecções na província central de Henan e em Pequim sugerem que a doença tem o potencial de se espalhar ainda mais. Autoridades  apontaram que a doença se disseminou para uma nova área, na província de Shandong, também no leste.

Agência Estado
Sair da versão mobile