Entre elas estão a instalação de três postos médicos mais cinco ambulâncias e um helicóptero para o atendimento de qualquer situação de emergência dentro do Parque de Exposições Assis Brasil. O secretário enfatizou a importância da instalação de 300 dispensadores de álcool à higienização das mãos da população visitante, trabalhadores e expositores instalados no parque. Outra decisão para garantir tranquilidade no aspecto da higienização é a colocação de 50 lavatórios com sabão líquidos e toalhas descartáveis. Como sugestão da Secretaria da Saúde, os eventos com maior número de público serão realizados em locais onde haja boa ventilação natural para evitar grandes aglomerações em ambientes fechados.
Os expositores de suínos reduziram o número de animais para 191, quase 20% a menos do que em 2008. Matrizes e filhotes não devem participar por causa do risco de contaminação pela nova gripe. A chegada dos outros exemplares de suínos ainda vai ser estudada até o dia 15.
O Parque de Exposições Assis Brasil vai receber 2,2 mil expositores, sendo 1.229 de animais. Foram inscritos 6.137 animais, nove a menos do que na última edição. Já a agroindústria familiar estará presente com mais de 250 expositores. O setor de máquinas, que sempre é responsável pelo maior volume de vendas, espera repetir os R$ 370 milhões do ano passado.