A notícia sobre pecuária mais lida da semana no portal do Canal Rural foi uma reportagem do programa Giro do Boi, que recuperou a história da pequena Rani, uma vaca que entrou para o “livro dos recordes” Guinness como a menor do mundo.
A vaquinha de apenas 51 centímetros de altura e 26 quilos já havia ganhado as manchetes do mundo todo em 2021, quando, por conta de suas pequenas proporções, atraía milhares de curiosos em sua terra natal, Bangladesh, país asiático vizinho da Índia.
Mesmo com as restrições de circulação na época, por conta da epidemia de Covid-19, a imprensa local relatava que as pessoas não paravam de chegar à propriedade onde Rani vivia.
Afinal, a fêmea zebuína já era adulta, com cerca de 2 anos de idade, mas era menor do que um bezerro comum.
Vaca anã morreu pouco antes do reconhecimento pelo Guinness
Lamentavelmente, a pequerrucha morreu ainda em 2021, semanas depois de ficar conhecida em todo o planeta. E apenas poucos dias antes de ser oficialmente reconhecida pelo Guinness World Records como a menor vaca do mundo.
Rani teria morrido em decorrência de complicações de problemas no estômago.
“Os veterinários não conseguiram salvar sua vida e ela morreu em poucas horas”, contou na ocasião uma autoridade local, à agência estatal de notícias de Bangladesh.
Confira o vídeo abaixo, com a reportagem do Giro do Boi sobre Rani: