País exporta mais couro de valor agregado no ano

Nos quatro primeiros meses do ano, negócios cresceram 8,7% em volume e 7,1% em receita; dólar aumenta competitividade do produto nacional

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O Brasil apresentou crescimento em suas exportações de couros e peles no mês de abril. Foram 15,946 milhões de metros quadrados vendidos ao exterior neste período, o que significa uma alta de 2,3% em relação à metragem comercializada em abril de 2015 (15,589 milhões). A análise é feita pela inteligência comercial do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), com informações da Secretaria de Comércio Exterior, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic).

Considerando todo o quadrimestre do ano, a área de couro comercializada também apresenta crescimento: 8,7% a mais em metragem quadrada em relação aos quatro primeiros meses de 2015. Em reais, o valor exportado de janeiro a abril chegou à marca de R$ 2,663 bilhões, ou seja, 7,1% a mais ante o mesmo período de 2015 (R$ 2,487 bilhões).

O presidente executivo do CICB, José Fernando Bello, salienta que o crescimento nas exportações em 2016 se deu especialmente nos couros de maior valor agregado: 114,2% a mais na metragem de couros semiacabados e 16,4% a mais nos acabados de janeiro a abril em comparação com 2015. Fazer subir as vendas deste tipo de produto é um dos grandes objetivos da indústria nacional. “Esses são dados que têm sido muito celebrados e são fruto de uma grande mobilização em promover sustentabilidade, relacionamento comercial e aprimoramento da imagem do país junto aos mais de 80 países compradores de couro brasileiro”, destaca o executivo.

Bello lembra que o câmbio é um fator preponderante para a competitividade do produto brasileiro no exterior e, por isso, é importante o retorno aos patamares de R$ 3,90.