Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Países do Cone Sul buscam selo do Pampa para carne bovina

Objetivo dos pecuaristas é agregar valor ao produtoProduzir uma carne com selo de qualidade que agregue valor à produção de pecuaristas das áreas de campo nativo está entre as metas da Aliança para os Campos Nativos do Cone Sul. A entidade, que conta com representantes de Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai busca incentivar o uso sustentável dessas áreas.

Ao sugerir a criação de um selo, a entidade quer valorizar uma carne que tem composição e sabor diferenciados.

Pesquisa realizada pela organização Save Brasil mostrou que o consumidor brasileiro quer esse tipo de produto. A iniciativa também seria uma maneira de tornar a remuneração do criador ainda mais atrativa.

Hoje, segundo a Associação dos Produtores de Carne do Pampa (Apropampa), o incremento do valor pago pode chegar a 6% ? além do acordo fechado com a Marfrig para as carnes angus e hereford, os pecuaristas ainda podem receber entre 1% e 2% por serem associados da entidade, desde que o gado se enquadre no regulamento de produção.

? Estamos em negociação adiantadas para a criação do selo ? afirma José Carlos Paiva Severo, presidente da Apropampa.

No Rio Grande do Sul, a área do Bioma Pampa ocupa 18 milhões de hectares, onde são criados aproximadamente 10 milhões de cabeças de gado. A produção bovina em pastagens nativas será tema do 5º Encontro de Pecuaristas de Campo Nativo do Cone Sul, que neste ano será realizado em Lavras do Sul entre os dias 27 e 29 deste mês. A cidade da região central tem 87,3% de área conservada de campos nativos, proporcionalmente a maior do Estado, como observa Fernando Adauto, integrante da mesa diretiva da Aliança.

Com uma produção de cerca de 300 mil cabeças de gado, Lavras do Sul montou uma estrutura de pecuária diferenciada, com o uso de tecnologia e qualificação dos profissionais envolvidos, como observa o presidente do sindicato rural do município, Francisco Abascal. Na temporada de primavera, a oferta de animais nas pistas do parque do sindicato rural incluirá de 3 mil a 3,5 mil terneiros, 2,5 mil ventres e cem touros. Realizados durante a Expofeira, os remates devem ter faturamento 20% maior do que no ano passado, quando alcançaram a casa dos R$ 6 milhões.

? Uma coisa que funciona bem é a união dos produtores. São pessoas muito capacitadas com um objetivo comum ? reitera Abascal.

Serviço

> 5º Encontro de Pecuaristas de Campo Nativo do Cone Sul e 3º Seminário O Pampa e o Gado
> Quando: 27 a 29 de outubro
> Onde: Parque do Sindicato Rural de Lavras do Sul (RS)
> Informações: (55) 3282-1020 e (55) 3282-1256

Sair da versão mobile