Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Paraguai alerta para suspeita de caso de aftosa no país

Auditoria técnica brasileira deve ir até o país na próxima semana para analisar o casoAutoridades paraguaias alertaram nesta quinta, dia 15, sobre uma suspeita de um caso de aftosa no país, próximo à fronteira com o Brasil. A possível presença da doença colocou em alerta os países sul-americanos.

As autoridades paraguaias foram até a fazenda, alvo da denúncia, e descartaram a existência da doença. O Comitê Veterinário Permanente, que conta com representantes de governo dos países da Améria do Sul, se reuniu em Montevidéu, no Uruguai, e foi informado de que a suspeita era infundada.

O ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, reforça que a denúncia não procede. Segundo ele, o Brasil não tem motivos para se preocupar, mas como medida preventiva, a vigilância na fronteira será reforçada, para evitar o trânsito de animais entre os dois países. Uma auditoria técnica brasileira ir até o Paraguai na próxima semana para analisar o caso.

Na próxima quarta, dia 21, haverá uma reunião em Assunção, capital do Paraguai, do Centro Panamericano de Febre Aftosa ligado à Organização Panamericana de Saúde.

Segundo o presidente do Conselho Nacional da Pecuária de Corte (CNPC), Sebastião Costa Guedes, e o diretor do Grupo Interamericano de Combate a Aftosa, Jamil Gomes de Souza, a situação se trata de um caso suspeito e que põe em alerta a defesa sanitária dos dois paises, Brasil e Paraguai.

A doença, que ataca bovinos e suínos, causa enormes prejuízos econômicos, já que leva ao sacrifício de animais e ao fechamento de mercados. O último caso de febre aftosa registrado no Brasil foi há seis anos.

Sair da versão mobile