Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Paraguai encerra estado de emergência sanitária para febre aftosa no país

Exames laboratoriais dos animais que estão na região apontaram resultados negativos para a doençaO Serviço Nacional de Qualidade e Saúde Animal do Paraguai (SENACSA, sigla em espanhol) informou que o Paraguai encerrou o estado de emergência sanitária declarado em setembro devido ao foco de febre aftosa encontrado na região central do país.

A decisão foi aprovada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), Organização das Nações Unidas Para Agricultura e Alimentação (FAO) e órgãos de defesa sanitária agropecuária do país.

O último passo para encerrar o estado de emergência foram observações veterinárias e exames laboratoriais dos animais que estão na região. Os resultados foram negativos para a febre aftosa.

O Paraguai vem aos poucos recuperando mercados para exportação de produtos de origem bovina. No início do mês, o Ministério da Agricultura do Brasil autorizou a retomada das importações de carne bovina fresca e desossada provenientes do Paraguai. Na semana passada, foi a vez da Argentina restabelecer as importações de tripas de bovino.

>> Acesse o site especial sobre a febre aftosa

>> Infográfico: saiba mais sobre a doença

Sair da versão mobile