Na fazenda Nazareth, de propriedade de Gustavo Germán Trubger Aquino, foram eliminados 154 animais. Do proprietário Marcial Morel foram sacrificados nove bovinos e cinco de propriedade de Derlis López.
Segundo o Senacsa, os animais foram sacrificados através do método de “rifle sanitário” por membros das Forças Armadas Nacionais. O sepultamento foi realizado em um poço de cem metros de comprimento por três metros de largura e quatro metros profundidade.
Trabalharam no local dez veterinários, 20 profissionais da Senacsa e três operadores do Ministério das Obras Públicas e Comunicações (MOPC). A assistência militar se deu por cinco atiradores, 10 soldados para resguardar o perímetro do estabelecimento e 10 oficiais da Polícia Nacional.
Como observadores internacionais estiveram presentes os representantes do Centro Pan-Americano Aftosa (Panaftosa) Jose Naranjo, da Organização Mundial de Saúde (OMS) a Dr. Isabel Sanchez e do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) o Dr. Carlos Franco.
>>Infográfico: saiba mais sobre a Febre Aftosa
>> Acesse o site especial sobre aftosaEm linha do tempo, relembre a cronologia do combate à febre aftosa:
Confira a localização do distrito de Piri Pukú, na região de San Pedro:
Visualizar Febre Aftosa – Paraguai em um mapa maior