Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Paraná adota sistema on line de comprovação de vacina contra febre aftosa

A partir do dia 1º de maio, pecuaristas e fornecedores da vacina poderão realizar o procedimento no site da Agência de Defesa Agropecuária do EstadoO governador do Paraná, Beto Richa, anunciou nesta quinta, dia 11, a implantação no Estado de um sistema inovador de comprovação on line de vacinação dos rebanhos contra a febre aftosa. A partir do próximo dia 1º de maio, pecuaristas e fornecedores da vacina poderão realizar o procedimento diretamente no site da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar).

– O sistema atende ao anseio dos produtores de agilizar a comprovação da vacinação do rebanho. Além disso, permitirá que o criador se torne protagonista em todo o processo relacionado à saúde dos animais, que envolve a compra, a aplicação da vacina e a comprovação do procedimento – disse o governador.

O sistema on line de comprovação da vacina contra a febre aftosa foi desenvolvido pela Adapar em parceria com a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) e estará disponível já na próxima campanha de vacinação, que acontece em maio.

O produtor vai poder registrar pela internet que vacinou seu rebanho. Para validar o processo, é preciso que o revendedor da vacina também faça a comprovação da venda do produto ao criador. Se não quiser utilizar esta opção, o produtor poderá realizar o processo nos moldes tradicionais, diretamente nas unidades locais de sanidade agropecuária do Estado.

A vacinação do rebanho paranaense será realizada a partir do próximo mês. Devem ser vacinados bovinos e búfalos de até 24 meses de idade, o que envolve cerca de 4,4 milhões dos 9,5 milhões de animais existentes no Estado.

O anúncio feito pelo governador dá início à divulgação do novo sistema junto aos produtores. Segundo a gerente de saúde animal da Adapar, Andria Amarante Calderari, trata-se de um recurso totalmente seguro, pois possui vários códigos fontes que garantirão o lançamento correto por parte do produtor e do revendedor da vacina.

O governo do Estado fará, também, parceria com a Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar) para divulgar e estimular o uso do sistema pelos produtores.

Sair da versão mobile