Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Paraná busca status de área livre de peste suína

Esforços servirão para conseguir status internacional junto à OIEO Paraná vai reforçar o controle de trânsito de animais para se tornar área livre de peste suína clássica a partir de 2016 e alcançar status internacional junto à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). 

Fonte: Canal Rural

O estado é reconhecido, desde 1994 em âmbito nacional, como livre da doença sem vacinação, assim como Rio Grande do Sul e Santa Catarina. No entanto, ele não possui o reconhecimento internacional.

Segundo o diretor presidente da Agência Nacional de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Inácio Afonso Kroetz, o Paraná precisa demonstrar mais proteção nas divisas e contratar 169 técnicos já concursados para trabalhar na autarquia.

– Como o restante do país no momento não possui as condições, o Paraná também prepara para ser reconhecido internacionalmente. O norte precisaria demonstrar condição de isolar o estado do restante do país, se quiser ir em separado. Parece que é o que vai acontecer nesse ano –disse ele em entrevista ao Jornal da Pecuária.

A auditoria internacional ocorrerá em maio e o Paraná terá de enviar os documentos comprovando o isolamento à OIE até setembro. Depois terá de esperar um prazo de 60 dias, onde os países membros serão consultados e, em maio de 2016, a assembleia geral da instituição tomará a decisão final. 

Sair da versão mobile