Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Paraná confirma para maio primeira etapa da vacinação contra aftosa

Todos os bovinos e bubalinos de até 24 meses de idade devem ser imunizados, de acordo com Secretaria da AgriculturaA primeira etapa da campanha anual de vacinação contra febre aftosa no Paraná inicia no dia 1º de maio. De acordo com a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Estado, deverão ser imunizados até o dia 31 de maio bovinos e bubalinos de até 24 meses de idade, incluindo os recém-nascidos. A expectativa é de que sejam vacinadas cerca de 4,3 milhões de cabeças, que correspondem a 45% do rebanho total de 9,5 milhões de animais. Conforme o órgão, o produtor que não vacinar seus animais está suj

O Paraná é considerado área livre de febre aftosa com vacinação desde o ano 2000. A imunização dos animais deve ser comprovada pelos produtores, mediante entrega da nota fiscal de compra da vacina e do formulário do comprovante nas unidades veterinárias da Secretaria da Agricultura, até 31 de maio.

Ainda conforme o órgão, no comprovante de vacinação deve ser relacionada corretamente a quantidade de animais existentes na propriedade e de animais vacinados, por sexo e por idade. Mesmo que não possua bovinos ou búfalos com até 24 meses de idade, o produtor deve prestar informações sobre o rebanho em uma unidade veterinária da Secretaria da Agricultura. Os produtores que têm poucas cabeças de gado na propriedade podem se associar aos vizinhos para compra conjunta da vacina, mas a comprovação deve ser individual, conforme informa a Defesa Sanitária Animal da Secretaria.

Sair da versão mobile