Uma nova campanha de vacinação deverá ocorrer em maio deste ano, segundo o secretário. Depois disso, a condição da sanidade animal será avaliada periodicamente por técnicos estaduais. O passo seguinte será solicitar ao Ministério da Agricultura uma auditoria da condição sanitária do Estado. “Quem sabe em 2013 a Organização Mundial de Saúde Animal reconheça a nossa condição e declare ao mundo que somos confiáveis”, declarou por meio do comunicado.
Ortigara afirmou que a área de sanidade animal teve diversos avanços com a criação da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), a contratação de novos profissionais e o fortalecimento dos Conselhos Municipais de Sanidade. “Com o reconhecimento internacional, podemos ampliar enormemente o faturamento do agronegócio, a geração de divisas para o Estado e as oportunidades de emprego e renda no campo”, disse.
Paraguai
Um novo foco de febre aftosa foi identificado no Paraguai nesta segunda, dia 2, na fazenda Nazareth, no Estado de San Pedro. A Secretaria Nacional de Saúde e Qualidade Animal do país (Senacsa) avalia que o novo foco no país foi causado por movimentação irregular de gado.
>> Entenda a doença em infográfico multimídia
Confira a localização do distrito onde foi encontrado o foco de febre aftosa:
Visualizar Febre Aftosa – Paraguai em um mapa maior