Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Paraná vai desenvolver programa para melhorar produção de leite

Objetivo é consolidar o Estado entre o primeiro e o segundo colocado no ranking nacional de produção leiteiraA Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento quer melhorar o desempenho da produção de leite no Paraná e consolidar o Estado entre o primeiro e o segundo colocado no ranking nacional de produção de leite. O Paraná já caminha para ser o segundo maior produtor de leite do país, com uma produção de 3,81 bilhões de litros por ano, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2011.

Para intensificar as ações para aumentar a produtividade, qualidade e a sanidade do leite, desde o produtor até à indústria, o secretário Norberto Ortigara reuniu-se nesta semana com lideranças de produtores, representantes de cooperativas, indústrias e demais instituições públicas e privadas para discutir o assunto e impulsionar as ações necessárias. Um grupo de trabalho foi formado para atuar em assistência técnica, valorização da qualidade do leite, defesa agropecuária e industrialização de produtos lácteos.

– Queremos trabalhar toda a cadeia produtiva para que a produção de leite entre como alternativa de diversificação na propriedade e que permita ao produtor uma posição comercial consolidada – disse o secretário.

Segundo ele, o programa começou a ser dimensionado para todo o Estado diante da importância que a produção de leite vem conquistando no Paraná. O setor movimenta R$ 3,2 bilhões anuais em Valor Bruto da Produção (VBP). Atualmente, a cadeia produtiva do leite está presente em todos os municípios, gerando renda para cerca de 100 mil produtores.

Ortigara destacou que entre as ações que precisam ser deflagradas em conjunto estão a assistência técnica, acesso ao crédito, combate a zoonoses como brucelose e tuberculose, combate à venda de leite fora dos padrões admitidos pela Instrução Normativa (IN-62) do Ministério da Agricultura, incrementar as linhas de financiamento para reposição de animais, melhoria genética do rebanho.

Sair da versão mobile