Nas universidades de Aarhus e de Copenhague, Avila apresentou pesquisas feitas na Embrapa Suínos e Aves no desenvolvimento de novas estratégias para sistemas produtivos animais e discutiu futuras participações em projetos colaborativos da União Europeia na área dos sistemas produtivos alternativos pecuários. O projeto, em colaboração com a Universidade de Aarhus, é financiado pelo Ministério da Ciência e Inovação da Dinamarca.
Já na França, durante visita técnica a propriedades nas cidades de Villarceaux e Grignon-Voves, aconteceu um encontro com pesquisadores da AgroParis Tech, que resultou num pré-projeto de caracterização agroecológica de sistemas integrados de produção animal no Brasil e no país europeu. O objetivo desse estudo é caracterizar os fatores ambientais, socioeconômicos técnicos e de mercado do uso de tecnologias relacionadas ao manejo agroecológico em unidades familiares com produção integrada no Brasil e na França.
A ideia é selecionar 60 propriedades (30 no Brasil e 30 na França) que estejam desenvolvendo atividades relacionadas ao manejo agroecológico em sistemas integrados de produção. Em duas unidades modelo de cada país serão implantadas diferentes tecnologias relacionadas ao manejo de pastagens e volumosos e de produção vegetal com uso de adubação verde, introdução de leguminosas, uso de insumos alternativos (fosfatos de rocha, termopotássio e inoculantes), além da utilização de suplementação com subprodutos disponíveis na região.