Na classe Asiática, o galo da raça Brahma Dark de propriedade de André Schimtz (Alegrete) foi o grande campeão. Já na classe Inglesa, o galo de raça Orpington Amarelo também pertencente à Schimitz e a galinha da mesma raça, porém de Luiz Felipe de Melo (Alegrete) levaram o prêmio.
Enquanto que as aves de raça Rhod Island Rde e New Hampshire, dos criadores Wolmer Lima (Pelotas) e Jéferson Alves (Alegrete), respectivamente, foram os campeões na classe Americana. Graças à premiação, estas aves passam a ter o valor de venda dobrado, chegando a valer cerca R$400 cada.
Na ala dos coelhos, foram divulgados os grandes campeões nas categorias Pêlo, Miniatura, Carne e Gigante. Dez animais, entre machos e fêmeas conquistaram o título. Os premiados são de propriedade de Luiz Buttenbender (Dois Irmãos), Rubem Reinaldo (Dois Irmãos), Irany Zolin (Eldorado do Sul), Vitor Santos (Ararica) e Daniel Fuhvemann (Dois Irmãos).
Neste domingo, dia 29, convidados e os proprietários dos aproximados 370 coelhos que participaram da competição irão decidir qual é o animal destaque da Expointer 2010.