Dr. Pecuária mostra como evitar a tripanossomose bovina

Surto da doença matou 200 animais em Minas Gerais na semana passadaA tripanossomose bovina deixou 200 cabeças mortas na região central de Minas Gerais recentemente. Esta é uma doença causada por um protozoário, que ataca a corrente sanguínea do gado e rouba seus nutrientes. Como consequência, o gado interrompe a alimentação, o que provoca perda de peso e anemia. A doença pode ser transmitida por moscas e também por outros meios, como o uso da mesma agulha para aplicação de vacinas e medicamentos em vários animais.

• Dr. Pecuária mostra as causas e sintomas do Mal da Vaca Louca

Em entrevista ao quadro Dr. Pecuária, a coordenadora regional do Instituto Mineiro de Agropecuária e médica veterinária Kênia Guimarães comenta a principal complicação no combate da enfermidade no surto recente em Minas Gerais:

– O tratamento mais eficiente da atualidade não é autorizado no país: o cloreto de isometamidium. A dificuldade de importação deste produto está sendo um grande entrave no tratamento dos animais e, com isso, a perda de animais e na produção está em torno de 50 a 60 por cento.

Confira abaixo a entrevista completa:

Clique aqui para ver o vídeo

• Confira a cotação do boi gordo