Todos os anos, um grupo boliviano percorre fazendas nos principais Estados produtores. A visita já entrou para o calendário dos mineiros nas últimas décadas e fortalece a troca de experiência e o estimulo para o melhoramento genético na Bolívia. Os primeiros animais puros de origem foram comprados pelos bolivianos no Estado de Mato Grosso do Sul na década de 60. De lá pra cá, o desenvolvimento da pecuária no país visinho vem surpreendendo, aproximando as culturas e abrindo as fronteiras.
Nas últimas três décadas, essa parceria internacional abriu um novo campo de trabalho para os técnicos brasileiros e possibilitou o fechamento de bons negócios entre os pecuaristas. Depois do Brasil, a Bolívia é o país que tem o melhor rebanho zebuíno do mundo, com destaque para gil, nelore, guzerá e brahman.
Segundo o pecuarista Osvaldo Monastério, um dos líderes do setor na região, a partir dos anos 80 e 90 a parceria se intensificou com a presença de técnicos brasileiros que foram dar assistência aos pecuaristas bolivianos para acelerar o melhoramento.