Pecuaristas buscam qualificação para atender ao mercado

IV Encontro de Pecuaristas reuniu produtores que desejam melhores índices na atividadeO aumento da demanda por carnes de qualidade tem levado pecuaristas a buscarem informações para melhorar sua produtividade. Em Nova Canaã do Norte, no Mato Grosso, cerca de 250 produtores de proteína vermelha participaram o IV Encontro de Pecuaristas da Fortuna, realizado no último sábado, dia 10.

Produzindo carne há mais de 30 anos, o pecuarista Mário Wolf explica que quando percebeu que a atividade podia ser melhorada, começou a usar das ferramentas existentes a fim de aumentar a produção.

─ Vimos que os índices de produtividade tinham como serem maiores e passamos a pesquisar o que poderíamos utilizar. Foi quando iniciamos o processo de integração lavoura-pecuária-floresta e também adotar tecnologia genética e de suplementação alimentar.

Na quarta edição do evento, os pecuaristas puderam assistir uma palestra com o consultor em carnes Marcelo Bolinha, que fez uma apresentação sobre carnes de qualidade, e com Adilson Aguiar, que apresentou como é possível aumentar os índices de produtividade por meio do manejo e utilização de insumos corretos.

Aguiar explicou que em Mato Grosso, principalmente na região norte, houve o uso inadequado de pastagens, como adoção de espécies que não se adaptam à região e à monocultura.

─ Temos aqui características que requerem atenção, como o clima quente e alta umidade. O uso de um único tipo de variedade e da variedade inadequada faz com ocorra a morte súbita de pastagem e, consequentemente, os índices de produtividade caem.

Outra dica de Aguiar é consultar um profissional para garantir a aplicação correta dos investimentos.

Leia mais notícias sobre a pecuária nacional