? Além de viabilizar o acesso dos produtores familiares ao uso de reprodutores de genética superior, o Frader facilita a compra conjunta e a obtenção de preços mais baixos, inclusive o frete dos animais ? explica a médica veterinária do escritório municipal de Emater/RS-Ascar de São Sepé, Aline Correa da Silva.
A seleção de animais feita pelos pecuaristas assistidos pela Emater/RS-Ascar foi acompanhada pelo assistente técnico regional de criações do escritório regional da Emater/RS-Ascar de Santa Maria, Edison França Vieira, que frisou a busca da melhoria dos padrões zootécnicos dos animais oriundos da pequena propriedade familiar.
? O melhoramento genético, feito através de reprodutores de qualidade superior, é fundamental para as pequenas propriedades na busca de maior facilidade de venda e valor dos animais jovens comercializados ? diz França.
Em São Sepé, a Emater/RS-Ascar iniciou o trabalho de introdução de reprodutores melhoradores em 2004, em parceria com a prefeitura, através da Secretaria da Agricultura, e com o Sindicato de Trabalhadores Rurais (STR). Para a médica veterinária Aline Correa, o rebanho de gado bovino do município já apresenta melhorias.
? A qualidade da genética vem aumentando visivelmente, introduzindo genética que não se tinha anteriormente. Hoje, já temos terneiros filhos de reprodutores melhoradores ? afirma a técnica da Emater/RS-Ascar.
De acordo com Edison França, o Programa de Melhoramento Genético da Emater/RS-Ascar na Região Central busca organizar, junto com os municípios, ações planejadas no sentido de proporcionar aos pecuaristas familiares a oportunidade de aquisição de reprodutores de melhor qualidade, tanto de bovinos como de ovinos.
? Os resultados podem ser vistos na participação dos pequenos produtores em feiras de terneiros, ofertando produtos de excelente qualidade demandados por invernadores de diversas regiões ? afirma o técnico.