Pecuaristas ganham selo de produção sustentável

Produto certificado terá identificação do Rainforest Alliance CertifiedA indústria da carne agora tem um parâmetro global de sustentabilidade. São as normas da Rede de Agricultura Sustentável (RAS), divulgadas nesta terça, dia 31. O produto certificado pela RAS poderá ser identificado pelo selo Rainforest Alliance Certified.

? É um avanço imenso. Mas, dependendo do grau de degradação da propriedade e dos recursos hídricos, a obtenção do selo pode ser mais ou menos difícil. O produtor vai ter de adequar seu negócio ? esclarece Claudio Haddad, professor do Departamento de Zootecnia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo (Esalq/USP).

Luis Fernando Pinto, secretário do Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), diz que as normas foram testadas em seis países, incluindo o Brasil.

? A grande dificuldade é a rastreabilidade do animal. Mas as normas são compatíveis com nossa realidade.

Para o presidente do grupo JD, que atua no agronegócio, Arnaldo Eijsink, a iniciativa agrega valor. “O selo tem credibilidade. Pode ajudar a abrir o mercado nacional para os produtores.

? O grupo será o primeiro a certificar a produção de carne. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo