Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Pecuaristas do Mato Grosso pedem ampliação do prazo para vacinação do rebanho contra aftosa

A longa estiagem deste ano provocou a perda de peso de animais e criadores enfrentam dificuldades para cumprir prazo de imunizaçãoA Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Fomato) solicitou ao Instituto de Defesa Agropecuária do Estado (Indea/MT) a prorrogação para 15 de dezembro do prazo para vacinação do rebanho bovino contra febre aftosa. Segundo a federação, muitos criadores estão enfrentando dificuldades para vacinar seu rebanho até 30 de novembro, quando encerra a última campanha de vacinação de 2010.

A Fomato diz que devido a longa estiagem no segundo semestre deste ano muitos animais foram castigados e não se recuperaram ainda da perda de peso. O perdíodo de chuvas deverá beneficiar as pastagens. A rebrota dos pastos também dificulta o manejo do rebanho que chega a 28 milhões de cabeças naquele Estado.

O Indea encaminhou a reivindicação da Famato à superintendência do Ministério da Agricultura em Mato Grosso, que irá avaliar o pedido. O prazo para enviar aos órgãos oficiais os dados sobre a vacinação no Estado vence em 10 de dezembro, com exceção da região de fronteira, que vai até 17 de dezembro.

Sair da versão mobile