Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Pecuaristas de Mato Grosso do Sul estão otimistas com retomada das exportações para a União Européia

Expectativa do setor é que comercialização se normalize ainda em 2008Em Mato Grosso do Sul, os pecuaristas estão otimistas com a reabilitação do Estado para exportar carne bovina para os países da União Européia. A expectativa do setor é que a comercialização seja retomada ainda neste ano e a decisão oficial será anunciada nesta terça, dia 16.

Mato Grosso do Sul é o Estado com o maior número de fazendas inscritas nas novas regras do Serviço de Rastreabilidade da Cadeia Produtiva de Bovinos e Bubalinos (Sisbov). São mais de 4,5 mil propriedades, que somam um rebanho de sete milhões de animais rastreados.

O superintendente federal de Agricultura de MS, Orlando Baez, comenta que o Estado tem plenas condições de habilitar o quanto antes o maior número de fazendas para exportar para a União Européia e que o objetivo é que o Estado se torne o maior exportador do país para o bloco.

Apesar do otimismo, por enquanto apenas cinco propriedades foram consideradas aptas pelo Ministério da Agricultura para tentar fazer parte da lista de fazendas habilitadas pelos europeus para exportar o produto para os países do bloco. Hoje, 252 propriedades integram a lista.

O sinal verde para a retomada das vendas para a UE chega em um momento em que os pecuaristas de MS estão preocupados com o futuro do setor. A situação é provocada pelo fechamento de frigoríficos, redução das escalas de abates em algumas unidades e até mesmo a suspensão de pagamentos a produtores.

Isso foi o que aconteceu com os pecuaristas que venderam gado para uma empresa de Campo Grande, que na última semana deu férias aos 410 funcionários. Diante da escassez de boi gordo, o frigorífico, que tem capacidade para abater 27 mil animais por mês, estava abatendo pouco mais de oito mil, o que provocou a paralisação, e um prejuízo estimado em R$ 12 milhões para os criadores.

Sair da versão mobile