Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Pecuaristas do MS se mobilizam contra Funrural

Acrissul questiona constitucionalidade do tributo e impetra mandado de segurança requerendo a suspensão imediataPecuaristas de Mato Grosso do Sul se mobilizam contra a cobrança do seguro social, popularmente conhecido como Funrural. A Associação dos Criadores do Estado (Acrissul) questiona a constitucionalidade do tributo e impetrou um mandado de segurança requerendo a suspensão imediata do imposto.

A contribuição previdenciária incidente sobre a comercialização de produtos rurais entre pessoas físicas é mais conhecida como Funrural. A tributação de 2,1% sobre o valor bruto das operações é cobrada, entre outras negociações, na venda de gado magro entre pecuaristas. Na venda de 10 animais a R$700,00 cada, por exemplo, o produtor terá que recolher R$ 147,00.

Este imposto gera polêmica. O setor questiona a legalidade do tributo e quer que a justiça suspenda a cobrança. Na última semana, a Acrissul protocolou um mandado de segurança com este objetivo e enquanto não há uma definição sobre o assunto, a entidade decidiu entrar com uma ação declaratória contra o seguro social.

De acordo com o presidente da associação, Chico Maia, a ação declaratória visa proteger os produtores que decidirem pagar o imposto. A orientação é para que o contribuinte deposite em juízo os valores referentes ao tributo. Assim, em caso de deferimento do mandado de segurança, os recursos poderão ser restituídos mais rapidamente. Diante desta polêmica, a Acrissul enfatiza: este é o momento para o setor se mobilizar e lutar pela extinção do Funrural.

? A CNA deveria encabeçar este movimento em prol da classe produtora ? diz Chico Maia.

O assessor jurídico da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado (Famasul), Carlo Daniel Coldibelli Francisco, concorda que o depósito em juízo é a recomendação mais segura para ser seguida pelos produtores que questionam a cobrança do Funrural. O advogado também esclarece um ponto que, segundo ele, gera muita confusão: o percentual exato referente ao tributo.

? O valor da Contribuição Previdenciária é de 2,1%, e a Contribuição Sindical é de 0,2%. Como as duas cobranças são feitas na mesma guia, muitos produtores acreditam que o valor total (2,3%) refere-se ao mesmo imposto, o que não é verdade ? explica o assessor jurídico.

Sair da versão mobile