Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Pecuaristas preparam rebanho para segunda etapa de vacinação contra febre aftosa

Segundo Ministério da Agricultura, previsão é que 160 milhões de animais sejam imunizadosPecuaristas de 18 Estados e do Distrito Federal devem vacinar o rebanho durante o mês de novembro, na segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa. De acordo com o Ministério da Agricultura, a previsão é que 160 milhões de animais sejam imunizados. Em Mato Grosso do Sul, Estado que registrou o último foco da doença no país em 2005, a expectativa é vacinar 100% do rebanho.

O pecuarista Arno Seeman é dono de um rebanho com 1600 animais. Quando o assunto é vacinação, ele é rigoroso. Não gosta de adiar o serviço e por isso já se prepara para imunizar o gado.

Essa conscientização do produtor é considerada uma das grandes conquistas da pecuária após os problemas decorrentes dos focos de febre aftosa há quatro anos. Com o apoio do homem do campo, Mato Grosso do Sul conseguiu registrar excelentes índices de cobertura vacinal nas últimas campanhas, com imunização de praticamente 100% do rebanho. Uma marca que, de acordo com as lideranças do setor, será novamente conquistada.

Nesta etapa, devem ser vacinados todos os animais, independente da idade do gado. O prazo para os pecuaristas da região do Planalto termina no dia 30 de novembro. Já os produtores do Pantanal que optaram por imunizar o rebanho agora, têm até o dia 15 de dezembro para concluir os trabalhos. Na Zona de Alta Vigilância Sanitária, nas fronteiras com o Paraguai e com a Bolívia, a vacinação começou no dia 1º de outubro e segue até o próximo dia 15.

Sair da versão mobile