Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Pecuaristas protestam por melhores preços e jogam leite sobre o Parlamento Europeu, em Bruxelas

Centenas de tratores de pecuaristas bloquearam o trânsito da capital da BélgicaMilhares de pecuaristas da União Europeia (UE) protestaram na segunda, dia 26, em Bruxelas, na Bélgica, pelos baixos preços dos produtos lácteos. Os criadores bloquearam o trânsito com centenas de tratores e jogaram leite na polícia e sobre a sede central do Parlamento Europeu.

Os pecuaristas reivindicam preços mais altos para o leite, que atualmente é comercializado por valores inferiores aos custos da produção. A crise é consequência de uma baixa demanda internacional aliada a uma alta concorrência. Os produtores pedem que o governo fixe preços para que eles dependam menos das oscilações do mercado a curto prazo.

– A política está nos matando. Isso precisa mudar rapidamente. Estamos em grandes dificuldades – afirmou o pecuarista belga Julien Husquet. 

Os produtores pedem um aumento de até 25% em seus preços para que seja possível cobrir os custos.

A UE prepara uma reestruturação de sua Política Agrícola Comum. O bloco espera que assim o mercado possa ter mais protagonismo no futuro, assegurando que os produtores agropecuários tenham uma renda mais estável.

Quando a UE enfrentou excedentes na década de 1980, introduziu cotas em cima das quais tinha que pagar  impostos especiais para conter a produção de leite. Agora, o bloco está suavizando o sistema aos poucos para permitir uma maior liberação do produto em 2015. Mas com uma maior quantidade mais leite, o excedente poderia levar a preços ainda mais baixos e a falências

Os ministros agropecuários do bloco se reunirão nesta quarta, dia 28, para debater novas reformas.

– Temos um Parlamento que não toma uma medida há anos. Queremos novas leis que garantam nosso futuro – pediu Roberto Cavaliere, da Junta Europeia do Leite.

Sair da versão mobile