As vendas de carne bovina de MT para o mercado chinês cresceram 125% no ano passado. A participação da China nas exportações no Estado passou de 4% para 9%.
A Acrimat aposta na expansão das vendas para a China, por causa da aceitação de Mato Grosso como Estado livre da febre aftosa, junto com outros 12 Estados brasileiros. O superintendente da Acrimat, Luciano Vacari, disse que é necessário um grande trabalho para exportar mais carne para o mercado chinês.
? Enquanto essa realidade não muda, temos que mudar a forma de remunerar o pecuarista, que não recebe nada pelo fornecimento de subprodutos bovinos. As indústrias frigoríficas precisam enxergar o produtor como parceiro, para que tenhamos uma cadeia do setor mais consolidada ? disse Vacari.
As exportações totais de miúdos de Mato Grosso entre 2008 e 2009 registraram crescimento de 29,2%, aumento de US$ 6,6 milhões no valor arrecadado, segundo informações do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Esse crescimento se deu em razão do aumento nos embarques para a China, que cresceram no ano passado 47,8%, enquanto para outros países houve uma retração no valor exportado de 17,0%.
As exportações totais de carne bovina de Mato Grosso foram de 15,4 milhões de toneladas em equivalente carcaça, que proporcionaram receita de US$ 39,4 milhões. Em relação ao desempenho do ano anterior, houve queda de 18% no volume exportado e de 26% na receita.