Para representantes do setor, o mercado interno está em constante crescimento. Como as exportações de carne bovina caíram em 2009, a oferta interna aumentou, os preços ficaram mais baixos e o consumo cresceu. No ano passado, o volume per capita ficou entre 33 e 34 quilos. Em 2008, eram 30 quilos, em média, por brasileiro. A preocupação da cadeia produtiva é ter um rebanho cada vez melhor. Eventos como a Feicorte servem de vitrine para mostrar esse desenvolvimento.
O Brasil tem o maior rebanho comercial de bovinos. É também o maior exportador de carne do mundo. Em uma feira voltada para a pecuária de corte, é possível ver o melhoramento genético feito pelos selecionadores em busca de uma carne de qualidade. E tudo isso é visto na mesa de muitos brasileiros.
O trabalho tem agora um selo de garantia, lançado nesta semana durante a Feicorte. Segundo o presidente da Associação dos Produtores de Novilho Precoce de Mato Grosso do Sul, Nedson Rodrigues, o setor está atento à demanda por carne. Tanto que a entidade, em parceria com uma grande rede de supermercados, até lançou uma carne com marca própria.
Os hipermercados da rede varejista Carrefour vão comercializar o produto com o novo selo. Para o gerente de Garantia de Origem da rede, Daniel Pereira Alexandre, a nova grife de carne agrega valor. Afinal, a mercadoria passa por um processo de controle, o que garante mais qualidade.