Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Pedidos de crédito de máquinas feitos na Expointer enfrentam problemas

Falta de projeto técnico trava a liberação de cerca de 1,5 mil solicitaçõesAproximadamente 1,5 mil pedidos de financiamento para a compra de máquinas agrícolas feitos por meio do Plano Safra Mais Alimentos da Agricultura Familiar durante a Expointer 2008 estão em suspenso.

As propostas chegaram aos bancos sem o projeto de viabilidade do empreendimento e adequação do maquinário às atividades da propriedade e, agora, terão de ser remetidas a entidades de assistência técnica credenciadas pelo governo federal para formulação da análise. Somente após o relatório ser reenviado às instituições financeiras, é que a venda poderá ser confirmada. Os pedidos somam R$ 100 milhões.

Apesar da inversão do fluxo operacional ? o primeiro passo deveria ter sido solicitar a entidades de assistência técnica o projeto ?, o delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Rio Grande do Sul, Nilton Pinho de Bem, acredita que uma eventual demora será compensada pelo fato de o produtor ter adiantado a etapa bancária.

Ontem, indústrias, agricultores e o Banco do Brasil tiraram dúvidas sobre o programa com meta de aumentar a produção em pequenas propriedades. Com o Mais Alimentos, o agricultor pode tomar até R$ 100 mil, com prazo de pagamento de até 10 anos, carência de até três anos, juros de 2% ao ano e desconto de até 17,5% sobre o preço dos tratores com até 75 cvs.

Além do desencontro de informações, surgiu um outro problema. Segundo a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado (Fetag), modelos inseridos no programa estariam sendo oferecidos por algumas montadoras sem opcionais.

? Se a tecnologia foi colocada na máquina, é estranho que se tire somente porque o equipamento tem desconto ? questiona Amauri Miotto, tesoureiro-geral da Fetag.

Segundo De Bem, pelo acordo firmado entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotivos e o Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas do Rio Grande do Sul, os tratores têm de vir obrigatoriamente com todos os itens que garantam o cumprimento de suas funções. Acessórios não estão incluídos.

? É como comprar um carro popular, você pode colocar ar-condicionado, direção hidráulica, mas a sua função básica será preservada independentemente desses itens ? complementa De Bem.

Sair da versão mobile