Pequenas agroindústrias de Santa Catarina venderão para todo o país após nova certificação

Cerca de 780 empresas serão beneficiadas com adesão ao sistema federalSanta Catarina aderiu, nesta quarta, dia16, ao Sistema Nacional de Inspeção para Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA). Com o novo modelo, o mercado nacional se abre para as pequenas indústrias do setor, que não possuíam ainda a certificação feita pelo governo federal.

As primeiras seis das 780 empresas que devem receber a nova certificação – em substituição gradual ao modelo em vigor desde 1993 – serão certificadas em março, segundo a secretaria da Agricultura.

Até então, o produto de pequenos e médios produtores só podia ser vendido no município ou no Estado e, com esse acordo, será possível a comercializado em qualquer lugar do Brasil.

No Estado, a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de SC (Cidasc) fará a inspeção higiênico-sanitária e tecnológica, conforme as normas do Ministério da Agricultura. Esses fabricantes de produtos de origem animal receberão um selo que identifica os estabelecimentos, ou indústrias de alimentos, incluídos no sistema.

Hoje, a Cidasc tem 800 agroindústrias catarinenses cadastradas na Inspeção Estadual. A meta é que em dois anos, destes 800 estabelecimentos, 200 recebam o selo do Sisbi.

Em março, seis estabelecimentos do Estado começam a comercializar seus produtos no país com o selo. São elas: Gran Paladare, de Chapecó; Laticínios Papenborg, de Biguaçú; Distriboi, de Camboriú; Defumados Pomerode, de Pomerode; Avícola Fragnani, de Cocal do Sul; e Frigorifico Vale Europeu, de Ituporanga.

Clique aqui para ver o vídeo