Perda de 5 mil bois vivos no Pará é destaque na semana

Saiba quais os principais assuntos ligados à pecuária nesta semana no site do Canal Rural 

1. Navio com 5 mil bois vivos da Minerva afunda no Pará
Um navio que carregava cinco mil bois vivos da Minerva adernou no porto de Vila do Conde, no município de Barcarena, no Pará, nesta terça, dia 6. Em nota, a Companhia Docas do Pará (CDP), responsável pela operação no cais, informou desconhecer até o momento as causas do acidente. Os animais transportados pelo navio Aidar, de bandeira libanesa, tinham como destino a Venezuela. 

O porto ainda avalia o que será feito com os bois mortos.

2. Dificuldades no acesso ao crédito rural aumenta procura por financiamentos alternativos 
O produtor rural brasileiro tem recorrido cada vez mais a financiamentos alternativos para poder produzir. Em tempos de difícil acesso ao crédito rural nos bancos, o governo estuda incentivar a captação no mercado de capitais através de Certificados Recebíveis do Agronegócio (CRA), ativo regulamentado no Brasil em 2004. Segundo o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura à época da decisão, Ivan Wedekin, os certificados abriram novas possibilidades às cadeias do agronegócio, que utilizam o ativo financeiro para antecipar recursos que só seriam recebidos após a entrega dos produtos.

3. Mercado do boi gordo volta a se firmar 
O mercado do boi gordo tem trabalhado em ambiente firme. De acordo com levantamento da Scot Consultoria, no fim da semana passada houve valorização dos machos terminados em seis, das 31 praças pesquisadas.

4. Seguro defeso é suspenso por até 120 dias para evitar fraudes
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou no Diário Oficial nesta sexta, dia 9, portaria suspendendo por até 120 dias o Seguro-Desemprego do Pescador Artesanal (Seguro Defeso). Durante o período de suspensão, o ministério vai realizar o recadastramento dos pescadores artesanais. Também será feita a revisão dos períodos de defeso, por meio dos Comitês Permanentes de Gestão e Uso Sustentável de Recursos Pesqueiros.

5. Nova rodada reajusta preços do boi gordo em 10 praças 
São Paulo, Minas Gerais, Pará, Rondônia e Tocantins tiveram alta das cotações