Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Pescado entra no cardápio da merenda escolar no Rio Grande do Sul

Mais de 60 mil alunos de escolas municipais passam a consumir peixeUm projeto da Universidade Federal do Rio Grande (Furg) vai incluir a anchoíta no cardápio das escolas gaúchas. A partir desta semana, 22 mil latas do peixe ? cujo sabor é semelhante ao da sardinha ? serão consumidas por 60 mil alunos de escolas municipais de Rio Grande e de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Foi o tamanho pequeno da anchoíta ? entre 12 e 14 centímetros ? que a impediu de despertar o interesse da indústria. Considerada a única espécie capaz de ter sua produção aumentada, foi estudada por uma equipe da Furg. Em 2010, uma licença especial para a pesca foi expedida pelo Ministério da Pesca e Agricultura, que proíbe a captura comercial do peixe.

? A anchoíta tem baixo teor de gordura e de sódio. Além disso, concentra ômega 3 e ômega 6, que teriam como benefício a prevenção ao câncer ? aponta o pesquisador Milton Espirito Santo, professor da Escola de Química e Alimentos da Furg.

Em parceria com secretarias de Educação da Capital e de Rio Grande e com o Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar Sul (Cecane Sul) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), os pesquisadores analisaram os cardápios de 90 escolas para chegar a dois pratos onde seria possível colocar a anchoíta: a pizza e o macarrão.

Saiba mais

A ANCHOÍTA
– Nome científico: Engraulis anchoita
– É a principal alimentação de espécies de mamíferos marinhos como lobos, leões, pinguins e outros tipos de peixes, além de aves

BENEFÍCIOS
– Baixo teor de gordura
– Baixo teor de sódio, prevenindo o aumento de pressão arterial
– Alto teor de ômega 3 e ômega 6, que ajuda na prevenção do câncer de mama

Sair da versão mobile