Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Pescadores artesanais cobram investimentos do governo no setor

Cerca de 700 profissionais foram a Brasília para reivindicar benefíciosCerca de 700 pescadores artesanais de todo o país foram a Brasília (DF) para reivindicar mais investimentos no setor. Eles também cobram a redução de burocracia para a liberação de autorizações para a atividade. No Encontro Nacional de Pesca Artesanal e Aquicultura Familiar, os profissionais apresentaram os dados do setor. A atividade movimenta R$ 1 bilhão ao ano e emprega 1,2 milhão de pessoas.

Conforme o presidente da Colônia de Pescadores Artesanais de São José (SC), João Carlos da Silva, faltam investimentos públicos para os 200 trabalhadores do segmento do município.

– Sempre falta investimento. No caso das embarcações, reforma das embarcações, embarcações novas, melhor equipamento. Isso a gente não tem como tirar da pesca para investir – aponta.

Para resolver o problema, a categoria sugere a criação de um fundo nacional, que seria gerido pelo Ministério da Pesca. Os recursos viriam de compensações ambientais do setor petroquímico.

– Hoje, 80% da produção nacional vêm da pesca artesanal, que é como São Pedro fazia. O que nós queremos é mostrar para o governo que há necessidade urgente de qualificação, de fomento – diz Abraão da Cruz, presidente da Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores.

Sair da versão mobile