Entre os principais produtos retidos, da área animal, estão pescados (53,03%), laticínios (21,60%), embutidos (19,89%), carnes (4,33%) e produtos apícolas (1,07%). Já na área vegetal, as mudas de plantas ficaram em primeiro lugar, com (34,71%), sementes (25,02%) e frutos (23,82%).
Os passageiros que vieram de Portugal foram os mais notificados (1.178), seguidos pelos da Espanha (69) e Itália (52), somando 1.440 viajantes. O aeroporto em Brasília é responsável pela terceira maior movimentação de passageiros no País, atrás de Guarulhos (SP), o primeiro, e Galeão (RJ).
Segundo Oscar Rosa, o Ministério da Agricultura inspecionou 100% das bagagens no ano passado, em trabalho conjunto com a Receita Federal. Os termos de apreensão foram emitidos na hora e permitiram a redução do tempo de espera dos passageiros. Em reunião com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), ficou estabelecida a divulgação obrigatória de informações de interesse sanitário, de competência do Ministério da Agricultura.
? Essas ações integradas contribuem para conscientizar os usuários sobre os riscos do transporte de produtos agropecuários proibidos ? ressaltou o coordenador.