Diante de um cenário complexo, o setor coureiro, que apresentou significativo avanço na última década, em virtude do aumento do efetivo bovino, vem despontando como um segmento de grande potencial, contribuindo expressivamente para o crescimento e desenvolvimento da cadeia produtiva da carne e do couro brasileiros.
No entanto, a baixa qualidade do couro nacional tem limitado desempenhos mais ousados do setor. Para contornar tal situação, é preciso que os atores da cadeia produtiva sigam orientações e normas técnicas, já disponíveis, para que a tão sonhada qualidade perpasse cada um dos diferentes elos dessa cadeia, resultando um produto com atributos de qualidade superior.
Nesse contexto, a Embrapa elaborou um manual técnico a fim de auxiliar os processos de melhoria da qualidade da matéria-prima pele (ou couro cru) e do couro tipo wet blue por meio da difusão de diversas informações direcionadas ao couro bovino entre todas as pessoas comprometidas direta ou indiretamente com essa cadeia produtiva, em especial para: pecuaristas, transportadores de animais vivos, transportadores de couro cru em in natura ou salgado, frigoríficos, matadouros, salgadeiras e curtumes. Neste material, foram compiladas as principais leis, normas técnicas e recomendações existentes no Brasil, cujo foco seja aqualidade da pele e do couro bovinos.
>> Confira o manual técnico da Embrapa sobre a qualificação do couro