Pesquisa: Embrapa orienta sobre vacinação e outras práticas para prevenção contra doenças em bovinos

Objetivo de comunicado técnico é manter os rebanhos saudáveis e minimizar eventuais prejuízos econômicosO objetivo de vacinar os animais é prevenir a ocorrência e a disseminação de doenças, mantendo-os saudáveis e minimizando os prejuízos econômicos. Os cuidados devem ser observados durante todo o processo, desde a aquisição, o transporte e a armazenagem, até a aplicação propriamente dita. As recomendações oficiais a serem tomadas pelos criadores foram divulgados pela Embrapa em um comunicado técnico.

>> Confira as orientações do comunicado técnico da Embrapa

O criador deve levar em consideração as orientações da Embrapa para as doenças de ocorrência em cada região, o tipo de exploração produtiva, a faixa etária, a movimentação de trânsito de animais, entre outros. É preciso associar o uso de produtos confiáveis, os cuidados durante o processo e boas condições de saúde, para que o animal possa desenvolver uma resposta imune satisfatória.

Os principais problemas com a vacinação ocorrem por aplicação incorreta, dentre os quais se destacam as perdas de doses do produto, os gastos por danificação de seringas e agulhas e as ocorrências de acidentes de trabalho. Nos animais, lesões no local de aplicação (abscessos, miíases) e acidentes durante o manejo (arranhões, hematomas, fraturas) podem ser comuns nesses casos, o que provoca prejuízos econômicos por redução no rendimento da carcaça, pela remoção de partes impróprias para consumo durante a toalete e, além disso, inflige condições básicas de bem-estar animal.