Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Pesquisa: estudo da Embrapa salienta medidas de vigilância e controle da febre aftosa

Pesquisa descreve etiologia, epidemiologia e patogenia da doença, bem como formas de diagnóstico e de prevençãoCom um rebanho de aproximadamente 200 milhões de cabeças e na primeira posição mundial em exportações de carnes, a pecuária bovina brasileira destaca-se pela importância estratégica na economia nacional. Considerando os valores expressivos oriundos da atividade do agronegócio, torna-se fundamental a adoção de medidas que contribuam para o melhoramento dos aspectos sanitários na cadeia produtiva.

Nesse contexto, a Embrapa Gado de Corte divulgou o estudo “Epidemiologia, Patogenia, Diagnóstico, Prevenção e Controle da Febre Aftosa”, que procura reforçar aos produtores, acadêmicos de ciências agrárias e demais envolvidos na cadeia produtiva agropecuária a importância do controle da febre aftosa nos rebanhos. São descritas a etiologia, epidemiologia e patogenia da doença, bem como as formas de diagnóstico e os aspectos de prevenção e controle.

>> Confira o estudo completo da Embrapa sobre a febre aftosa

Na pesquisa, salientam-se medidas de vigilância e controle da febre aftosa, pois esta é a principal barreira sanitária imposta pelos países importadores, que podem decretar o embargo de produtos de origem animal.

O conhecimento sobre o agente etiológico e o comportamento da doença são imprescindíveis para traçar estratégias de controle e tomada de decisões em casos de surtos,visto que a febre aftosa é uma enfermidade infecciosa viral que apresenta alta capacidade de disseminação e grande impacto, em razão das perdas na produção de carne e leite e das consequências políticas, sociais e econômicas associadas.

Sair da versão mobile