Pesquisa mede emissões de metano em reprodutores angus Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

EXPERIMENTO

Pesquisa mede emissões de metano em reprodutores angus

Iniciativa realizada em parceria entre associação de criadores da raça e Embrapa busca identificar animais com menor emissão para promover pecuária sustentável

medição de metano em touros da raça angus
Foto: Associação Brasileira de Angus

A Associação Brasileira de Angus, em parceria com a Embrapa Pecuária Sul, está conduzindo um experimento para medir as emissões de metano produzido no rúmen em 25 touros da raça angus.

O estudo, que vai até o dia 13 de julho, busca identificar animais com menor emissão de metano por quilo de alimento consumido e por quilo de peso vivo produzido.

Para a medição, os touros provenientes de 14 propriedades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná foram equipados com arreios contendo dispositivos para aferição de metano, permitindo a coleta de amostras de ar ruminal.

Posteriormente, essas amostras serão enviadas para análise em laboratório, onde o metano liberado pelos reprodutores será quantificado.

Pecuária sustentável

Desde 2022, A associação e a Embrapa conduzem esse projeto desde 2022, com objetivo de avançar na sustentabilidade da pecuária. O projeto também inclui a prova de eficiência alimentar, realizada na primeira fase da pesquisa. Durante 45 dias, em ambiente de confinamento, os animais são submetidos a alimentadores eletrônicos para medir o consumo individual de alimentos.

Os principais parâmetros avaliados são o consumo alimentar residual (CAR) e o ganho de peso residual (GPR), sendo considerados mais eficientes os touros com CAR negativo e GPR positivo.

Sair da versão mobile