Pesquisadora rebate afirmação de que produção brasileira de pescado é uma vergonha

Maria Ribeiro, do Instituto da Pesca, defendeu a criação do Ministério da Pesca durante o programa Pergunta BrasilA pesquisadora Maria Ribeiro, do Instituto da Pesca, disse nesta quarta, dia 10, que, ao contrário do que afirmou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, não é vergonha o Brasil produzir um milhão de toneladas de pescado por ano. Lula fez a declaração no ato da emissão da medida provisória (MP) que deu origem ao Ministério da Pesca, ao comparar os números nacionais do setor pesqueiro aos resultados alcançados pela atividade no Peru ? onde a área litorânea é menor e a pesca chega a nove milhões d

Segundo a pesquisadora, a população e as espécies presentes na costa peruana são abundantes em função das correntes e dos alimentos que chegam pelo Oceano Pacífico, o que não acontece com o Atlântico, principalmente em função da temperatura das águas que banham o litoral brasileiro.

A ação do presidente Lula ? de criar a pasta por meio de uma MP ? gerou polêmica no cenário político brasileiro porque para alguns líderes políticos o assunto não teria urgência e relevância exigidas para a aplicação desse instrumento. A ligação entre o desenvolvimento do setor pesqueiro nacional com a criação de um ministério específico dessa área foi discutida no programa Pergunta Brasil desta quarta, dia 10.

A atividade pesqueira entrou na pauta da administração federal na década de 70, recebendo incentivos e sendo gerenciada pelo Ministério da Agricultura. Mais tarde, com a criação do (Departamento de Produção Animal, o Ibama passou a regular o controle sobre a atividade. No início de seu governo, Lula tentou concentrar, com a criação da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca, as atividades administrativas do setor. Porém, conforme os participantes do programa, esse objetivo somente será atingido com a inclusão da atividade reguladora entre as responsabilidades da secretaria.